Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9601
Título: A literatura infanto-juvenil como suporte para inserção da história e cultura afrobrasileira e africana no ensino fundamental I- relato de uma experiência
Autor(es): Silva, Paula Célia da
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil
Cultura afro-brasileira
História afro-brasileira
Lei 10.639/03
Data do documento: 15-Dez-2015
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso se propõe a discutir o uso da literatura infanto-juvenil como recurso para implementação dos conteúdos de História e Cultura Afrobrasileira e Africana no Ensino Fundamental numa perspectiva de valorização, a partir da realização de um “Projeto de Intervenção Pedagógica” em uma turma do 4º Ano de uma escola da rede municipal de ensino em campina Grande-PB, foram desenvolvidas um conjunto de atividades voltadas para o reconhecimento e o respeito ao negro e a sua participação na formação da sociedade brasileira. O Projeto objetiva buscar estratégias metodológicas para trabalhar o conteúdo de História e Cultura Afrobrasileira e Africana numa perspectiva de valorização viabilizando a desconstrução de estereótipos e práticas de preconceito racial. Para orientar o desenvolvimento do Projeto realizamos uma pesquisa de base bibliográfica e documental que nos forneceu os instrumentos ou parâmetros para estruturarmos a atividades da Intervenção Pedagógica. A escolha do referencial bibliográfico se deu por teóricos que fornecesse, além das informações de caráter teórico sobre o tema estudado, orientações para prática na sala de aula e ao mesmo tempo permitisse a aquisição de parâmetros para realização da análise dos resultados observados, tais como: Cavalcanti ( 2002), Penteado e Garrido (2010), Faria (2010), Rêgo e Sampaio (2011), Silva e Hermida, Calábria (2009), Freire (1997). Também foram lidos uma série de documentos nacionais a exemplo da Constituição Brasileira de 1988; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96); a Lei Federal 10.639/03; a Resolução Nº 1 de 17 de junho de 2004; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNs.) 2004; Parecer CNE/CP 3/2004; e a Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais de 2006, Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicorraciais Ensino de História Cultura Afrobrasileira e Africana 2009, Regulamentação do Estado da Paraíba e a Resolução do Município de Campina Grande ambas de 2010, PCNs vol.10 Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, PCNs vol.2 Língua Portuguesa. É um trabalho de grande relevância, visto que pretendemos mostrar como as crianças, a partir do uso de um conteúdo voltado para o ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, conheçam a enorme contribuição e a importância da cultura dos africanos e seus descendentes na formação da sociedade brasileira, além de valorizar a imensa diversidade, desconstruindo relações baseadas em estereótipos, descriminações e preconceitos.
Descrição: SILVA, P. C. da. A literatura infanto-juvenil como suporte para inserção da história e cultura afrobrasileira e africana no ensino fundamental I- relato de uma experiência. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9601
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Célia da Silva.pdf24.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.