Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9605
Título: A presença marcante de jovens na EJA: desafios e perspectivas
Autor(es): Simplício, Fagna
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Desafios para educação
Escolarização tardia
Data do documento: 31-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho tem como foco central a discussão sobre o processo de juvenilização da EJA considerando que este tem sido um aspecto marcante nessa modalidade educativa a partir da década de 1990. O lócus da pesquisa foi à escola municipal Francisco Apolinário da Silva da cidade de Areial/PB e os sujeitos foram os jovens estudantes da EJA do Ensino Fundamental da referida escola. Entendemos que é fundamental ao professor que atua na Educação de Jovens e Adultos saber quem são os sujeitos que buscam essa modalidade educativa: perfil, dificuldades para estudar, motivações e perspectivas no que se refere à busca da escolarização tardia. Levando em conta esses aspectos, objetivamos refletir sobre a presença marcante de jovens no contexto da EJA, focalizando os desafios enfrentados pelos mesmos ao retornarem a escola e as perspectivas que almejam com a escolarização no que diz respeito a possíveis contribuições para a melhoria de suas vidas. Buscamos dialogar com alguns autores que discutem sobre EJA e sobre juventude, como: ARROYO, CARRANO, CARVALHO, DAYRELL, FERNANDES, VALE, entre outros, que nos ajudaram a refletir sobre a complexidade que envolve o processo de juvenilização na EJA.
Descrição: Simplício, F. A presença marcante de jovens na EJA: desafios e perspectivas. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9605
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fagna Simplício.pdf682.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.