Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9630
Título: As comunidades juvenis (tribos urbanas) na sociedade pós – moderna: uma busca por aceitação, adequação e inclusão no ambiente escolar
Autor(es): Justino, Francisco das Chagas
Palavras-chave: Tribos urbanas
Inclusão
Ambientes escolares
Adequação
Integração
Data do documento: 4-Mai-2016
Resumo: Este documento estuda as dificuldades encontradas pelos jovens pertencentes às comunidades juvenis das cidades, também denominadas “tribos urbanas”, relacionadas à sua adequação às regras e comportamentos pré-estabelecidos nas escolas. Serão abordados os principais tipos de “tribos” existentes nas cidades e o contexto histórico do surgimento desses agrupamentos juvenis, além de caminhos e propostas para solucionar seus problemas de integração. Foi realizada uma revisão da literatura relacionada ao tema, tomando como base para o referencial teórico, autores como Maffesoli (1998), Freire (1986) e Dayrell (1996), dentre outros que abordam a temática da educação de grupos de jovens e sua inclusão. O objetivo principal deste trabalho é através da analise das dificuldades de inclusão de membros desses grupos nas escolas e da investigação de seu comportamento apontar caminhos que levem a criação de ambientes escolares onde todos possam ser aceitos e ter as mesmas possibilidades de desenvolvimento.
Descrição: JUSTINO, Francisco das Chagas. As comunidades juvenis (tribos urbanas) na sociedade pós – moderna: uma busca por aceitação, adequação e inclusão no ambiente escolar. 2014. 37f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9630
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco das Chagas Justino.pdfPDF - Francisco das Chagas Justino.pdf656.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.