Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9634
Título: Processos educacionais e psicológicos na construção das identidades surdas: subjetividade em devir
Autor(es): Alves, Izabel Cristina Pereira
Palavras-chave: Educação
Identidade
Subjetividade
Surdez
Data do documento: 4-Mai-2016
Resumo: O estudo investiga os processos educacionais e psicológicos na construção das identidades surdas, e caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva. Utiliza-se o levantamento bibliográfico como instrumento de coleta de dados, elencando 20 obras publicadas nos últimos 12 anos, que tratam o tema e que formam a base bibliográfica de consulta e análise desta pesquisa. Inclui-se também a experiência vivenciada numa instituição pública no município de João Pessoa/ PB, responsável pelas políticas de educação especial na Paraíba. Para o tratamento dos dados, utiliza-se a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam que a falta de reconhecimento da cultura surda, do seu desenvolvimento linguístico e processo identitário, estão muito presentes no contexto educacional, com repercussão no psicológico dessas pessoas. Tais aspectos têm levantado várias discussões e estudos, levando a uma reflexão mais profunda sobre esses sujeitos, tendo em vista a promoção dos avanços na educação dos surdos, assim como espaços interativos de aprendizagem. Estes permitirão o rompimento das distâncias entre surdos e ouvintes. Pressupõe-se um devir, que se constitui de forma espiralada, por se tratar de um processo de construção e desconstrução de subjetividades.
Descrição: ALVES, Izabel Cristina Pereira. Processos educacionais e psicológicos na construção das identidades surdas: subjetividade em devir. 2014. 34f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9634
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabel Cristina Pereira Alves.pdfPDF - Izabel Cristina Pereira Alves.pdf429.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.