Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9639
Título: Ensino religioso: importância e desafios nas escolas públicas brasileiras
Autor(es): Santos, Edvaldo Silva dos
Palavras-chave: Educação
Religião
Docente
Data do documento: 4-Mai-2016
Resumo: Notório é o fato de que o Ensino Religioso faz parte da vida do brasileiro e, consequentemente da sua formação e educação, desde a colonização, já que na história da educação brasileira as instituições religiosas e o processo educativo sempre estiveram em uma constante relação. E, sabendo-se que a atividade educacional seja ela de qual tipo for, jamais pode ter apenas consequências privadas, por ser o indivíduo e o cidadão a mesma pessoa, este trabalho analisa como vem ocorrendo a inserção do Ensino Religioso na escola pública brasileira, abordando inicialmente a relação existente entre Religião e Estado através do tempo e as suas conseqüências na formação atual do educando e da sociedade de uma maneira geral. Com pesar, verifica-se que ainda não foi encontrada solução para o problema latente, no que diz respeito à profissionalização de professores; entendimento por parte dos gestores das políticas estaduais, e a completa falta de compreensão dos diretores das escolas e também por parte dos professores de outras disciplinas, em não concordarem que existe uma real importância para que seja ministrada a disciplina e não tão somente que complemente a carga horária de professores de disciplinas consideradas afins. É de se esperar ser aumentada a preocupação com o tipo de formação deverá possuir o profissional que irá lecionar a disciplina e incentivo à sua formação continuada, por esta razão, será visto a opinião de especialistas na área em estudo, objetivando respeitar a diversidade e as diferenças sócio-religiosas dos aluno
Descrição: SANTOS, Edvaldo Silva dos. Ensino religioso: importância e desafios nas escolas públicas brasileiras. 2014. 66f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9639
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvaldo Silva dos Santos.pdfPDF - Edvaldo Silva dos Santos728.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.