Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9675
Título: “Avaliando IDEPB”: instrumento de motivação para o ensino da leitura
Autor(es): Borges, Ana Paula Bastos
Palavras-chave: Leitura
Ensino fundamental
IDEPB
Data do documento: 6-Mai-2016
Resumo: Neste trabalho, voltamos nosso olhar para o ensino da leitura na escola, especificamente, para as séries finais do Ensino Fundamental, uma vez que, no 9º ano, os alunos têm suas habilidades e competências leitoras avaliadas por instrumentos nacionais, através da Prova Brasil, e estaduais, do “Avaliando o Índice de Desempenho Educacional da Paraíba (IDEPB)”. Tais instrumentos têm diagnosticado um leitor com significativa deficiência nas competências e habilidades leitoras, e isso nos leva a entender que é imprescindível que a escola invista, sistematicamente, num processo pedagógico que não apenas incentive o gosto pela leitura, mas também leve o aluno a compreender o que lê e, assim, a atribuir sentidos ao texto. Com esta pesquisa, objetivamos identificar qual o nível de conhecimento dos alunos no tocante às habilidades de leitura, proposta no Tópico I, da Matriz de Referência do “Avaliando IDEPB”. Para atingir esse intento, iremos aplicar um conjunto de atividades, formado por dezoito questões retiradas da Prova Brasil e Avaliando IDEPB de anos anteriores; avaliar a competência leitora desses alunos, a partir da aplicação do referido conjunto de atividades, em seguida, sistematizar por descritor e quantidade de acertos por aluno os resultados obtidos a partir da sondagem realizada. A partir do resultado, identificaremos, quais descritores se apresentam como de maior dificuldade de compreensão por parte dos alunos Para tanto, temos, como aporte teórico, os estudos desenvolvidos por Kleiman (2011, 2013), Antunes (2009), Geraldi (1986), Guedes (2006), Solé (1998) e Leffa (1999), entre outros. A pesquisa será desenvolvida com uma turma de 8° ano da rede pública de ensino, composta por trinta e um alunos.
Descrição: BORGES, Ana Paula Bastos. “Avaliando IDEPB”: instrumento de motivação para o ensino da leitura . 2014. 61f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9675
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Bastos Borges.pdfPDF - Ana Paula Bastos Borges.pdf2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.