Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9706
Título: | O currículo na educação de jovens e adultos no ensino médio: um olhar a partir da escola estadual de ensino fundamental e médio Enéas Carvalho |
Autor(es): | Jordão, Karina América de Almeida |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Currículo Ensino Médio |
Data do documento: | 10-Mai-2016 |
Resumo: | Minha atuação no campo da educação, enquanto educadora, acentuou a preocupação que surgiu ao perceber as dificuldades apresentadas pelos educandos que cursam a Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Enéas Carvalho, localizada em Santa Rita. A partir disso, nos motivamos em estudar as finalidades do currículo para a EJA de Ensino Médio. Este trabalho percorre o histórico da EJA no Brasil, faz uma breve análise sobre as abordagens sobre currículo, como este tem sido debatido e aplicado, considerando as necessidades da sociedade contemporânea, de forma integral, e da modalidade da EJA no Ensino Médio. Observa-se que a discussão do currículo ainda não ultrapassou o limite da retórica, superando as barreiras para chegar à escola e contribuir com a formação dos educandos da EJA, em uma perspectiva integral, preparando-os para o mundo do trabalho, bem como para prosseguir nos estudos na direção da Educação ao Longo da Vida. Assim, a partir destas discussões, balizados pelos preceitos da pesquisa qualitativa, por meio de um estudo exploratório, investigamos como vem se dando o processo de construção da EJA no Ensino Médio, na intenção de evidenciar alternativas que apontem para um repensar do trabalho da Educação de Jovens e Adultos no âmbito do Ensino Médio, assumindo um viés mais critico no contexto da educação brasileira. No entanto, a adoção de um currículo integral para turmas de EJA de Ensino Médio, que pudesse melhorar as condições e a qualidade do ensino nesta modalidade, ainda não chegaram às escolas. Nossa pesquisa evidenciou, na prática, que a escola não está preparada para receber o aluno do Ensino Médio da EJA e atender as suas demandas e necessidades de aprendizagem |
Descrição: | JORDÃO, Karina América de Almeida. O currículo na educação de jovens e adultos no ensino médio: um olhar a partir da escola estadual de ensino fundamental e médio Enéas Carvalho. 2014. 35f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9706 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Karina América de Almeida Jordão.pdf | PDF - Karina América de Almeida Jordão | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.