Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9726
Título: Análise da contribuição do sistema diamino na redução de custos de matéria prima na Empresa Têxtil Alfa
Autor(es): Rabuske, Fábio Luiz
Palavras-chave: Sistemas de Informação Diamino
Empresa Alfa
Redução de Custos
Matéria-Prima
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: Com o avanço da tecnologia e sistemas de informação, as organizações da área têxtil procuram se adequar no mercado de produção, pois ao adquirir um programa ou equipamento para reduzir o desperdício de matéria prima no processo produtivo e diminuição de riscos de sobra no estoque e no processo de compra. O Objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições do sistema Diamino na redução dos custos de matéria prima na empresa Alfa, localizada em Campina Grande - PB. A metodologia utilizada foi de estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo. Foi utilizado um questionário com 24 questões de múltipla escolha aplicadas aos funcionários da empresa, divido em duas partes: Parte I - Perfil do Respondente; Parte II - Analise do Sistema Diamino. Nos resultados, verificou-se que o Sistema Diamino proporcionou uma maior agilidade no processo de produção, através de ferramentas atualizadas, flexibilidade de comunicação, juntamente com outros periféricos e o Plotter. Houve um aumento na produção em relação ao tempo, proporcionando uma maior agilidade a diminuição do tempo no processo de corte. A eficiência do programa no processo de corte proporcionou a redução de custos ao efetuar encaixes de modelagens facilitando a forma de visualização das peças quando dado uma largura de um tecido proporcionando maior dinâmica de fazer ou refazer com mais rapidez e a acessibilidade se relacionou a facilidade de controle operacional, devido a funções diretas em português, por conta que o sistema é origem francesa desenvolvida pela empresa Lectra. O sistema de informação contribuiu para facilitar o treinamento de pessoas e atender a demanda de produção com maior rapidez no cálculo do consumo gasto por peça e corte.
Descrição: RABUSKE, F. L. Análise da contribuição do sistema diamino na redução de custos de matéria prima na Empresa Têxtil Alfa. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9726
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio Luiz Rabuske.pdf694.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.