Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9825
Título: Relações de confiança na gestão empresarial: um estudo de caso na Empresa Doces Dyana Nordestino na Cidade de Pombal - PB
Autor(es): Lacerda, Raphaela Mota
Palavras-chave: Relações interpessoais
Vantagem competitiva
Administração de empresas
Relações de confiança na empresa
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: Diante das incertezas em que a economia mundial se encontra atualmente, observa-se a necessidade das empresas obterem uma vantagem competitiva em relação às outras. Nessa perspectiva, o presente estudo relata sobre as relações de confiança na gestão empresarial, aprofundando sobre a maneira como essas relações se desenvolvem, abordando, assim, a confiança gerencial, interpessoal e institucional. O objetivo principal deste trabalho é compreender como são construídas e desenvolvidas as relações de confiança no ambiente organizacional da empresa Doces Dyana Nordestino, na cidade de Pombal-PB. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, caracterizada como um estudo de caso. Para obtenção dos resultados, foi realizada uma entrevista com o gerente da organização e aplicado um questionário junto aos colaboradores, confeccionado a partir do modelo de Zanini; Lusk & Wolff (2009). A análise dos resultados mostra que não existem fortes relações de confiança na empresa e que o gestor não estimula para que elas aconteçam. A dimensão em maior evidência na avaliação dos participantes da pesquisa foi a que se refere à Confiança Gerencial. Por outro lado, a dimensão de menor grau de avaliação foi a Confiança Institucional. Conclui-se, portanto, que existe uma forte necessidade na empresa de aumentar as relações de confiança; o que pode ser obtido de algumas maneiras, como por exemplo, mantendo uma comunicação aberta, sendo justo, falando a verdade, entre outras questões.
Descrição: LACERDA, R. M. Relações de confiança na gestão empresarial: um estudo de caso na Empresa Doces Dyana Nordestino na Cidade de Pombal - PB. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9825
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raphaela Mota Lacerda.pdf337.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.