Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9832
Título: Guarda compartilhada de filhos de pais separados: modalidade ideal, mas nem sempre a mais viável
Autor(es): Cantalice, Wedson de Freitas
Palavras-chave: Poder familiar
Guarda compartilhada
Criança
Adolescente
Data do documento: 2015
Resumo: O presente artigo é realizado, majoritariamente, a partir de uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo verificar se a guarda compartilhada de filhos de pais separados, no Brasil, pode e deve ser fixada sempre, mesmo em casos de falta de consenso dos genitores. Para melhor entendimento da matéria, primeiramente são abordados os institutos do poder familiar e da guarda. Expõe que o melhor interesse da criança e do adolescente é o atual critério definidor da guarda, bem como apresenta as outras modalidades de guarda. Ao tratar especificamente da guarda compartilhada, evidencia-se a diferença entre ela e a guarda alternada; comenta-se acerca das alterações ocorridas no seio da família, que possibilitaram o seu surgimento; apontam-se suas principais vantagens e desvantagens, bem como algumas das principais regras trazidas pela Lei nº 11.698/08 (lei que a positivou no ordenamento jurídico brasileiro) e pela nova lei de guarda (Lei nº 13.058/14). Conclui-se que, embora haja previsão legal e seja a modalidade que mais satisfaz a concretização dos direitos dos filhos e dos pais, ela pressupõe que haja o mínimo de diálogo e respeito entre os genitores para ser exitosa, tornando-se inviável e provável causa de aumento de litígios e de demandas judiciais quando não houver consenso entre os genitores.
Descrição: CANTALICE, W. de F. Guarda compartilhada de filhos de pais separados: modalidade ideal, mas nem sempre a mais viável. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9832
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wedson de Freitas Cantalice.pdf575.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.