Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9839
Título: "Te adorando pelo avesso": escritos de sofrimento e dor nas músicas de Chico Buarque de Holanda
Autor(es): Silva, Eduardo Sebastião da
Palavras-chave: Sensibilidade
Amor
Dor
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os sentimentos de sofrimento e dor em algumas músicas de Chico Buarque de Holanda: Olhos nos Olhos (1976); Trocando em Miúdos (1978); Retrato em Preto e Branco (1968); Atrás da Porta (1976); e Sobre todas as Coisas (1983). São escritos que representam uma forma de afetividade que chamamos de dor de cotovelo, expressão popular que significa sofrer de amor, a dor de ser rejeitado por quem se ama, de não ser correspondido, ou mesmo, deixar de ser amado. Para tanto, nos aproximamos dos apontamentos propostos pela História Cultural na perspectiva de entender essas músicas por meio do conceito de sensibilidade produzido por Sandra Pesavento (2006). As músicas tornaram-se nossas fontes, nos permitindo uma leitura do sensível, daquilo que é sentido e que nem sempre se personifica em palavras.
Descrição: SILVA, E. S. da. "Te adorando pelo avesso": escritos de sofrimento e dor nas músicas de Chico Buarque de Holanda. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9839
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Sebastião da Silva.pdfEduardo Sebastião da Silva600.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.