Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9853
Título: Função extrafiscal do tributo: ICMS ecológico
Autor(es): Caldas, Francisco Marcondes de
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
ICMS
Poder Público
Data do documento: 2015
Resumo: Esse artigo demonstra que no campo dos tributos, o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Intermunicipal e Interestadual (ICMS) pode se constituir numa ferramenta importante para que o Município consiga desenvolver sua região respeitando suas áreas de preservação ambiental. Grande partes dos municípios brasileiros dependem do repasse pelos Estados desse imposto. Ao longo desta pesquisa, pode-se vislumbrar que o critério de rateio da arrecadação para repasse da cota-parte do ICMS aos municípios, privilegia àqueles que possuem uma forte atividade econômica, impondo aos pequenos municípios buscar saídas criativas que compensem essa perda. Nesse cenário o ICMS ecológico se apresenta como um instrumento de políticas públicas viável sob uma perspectiva ambiental
Descrição: CALDAS, F. M. de. Função extrafiscal do tributo: ICMS ecológico. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9853
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Marcondes de Caldas.pdfFrancisco Marcondes de Caldas506.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.