Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9920
Título: Um Olhar Sobre as Formas de Aquisição
Autor(es): Alves, Cármen Lúcia Pinheiro
Palavras-chave: docente
Prática
Ludicidade
Data do documento: 2014
Resumo: A escrita é uma das mais importantes formas de expressão para os seres humanos. Com o intuito de investigar como está sendo desenvolvido o processo de aquisição do sistema da escrita nos anos iniciais, realizei um estudo que se fundamentou em alguns teóricos que abordam estudos sobre escrita e o ensino de escrita na faixa etária correspondente, dentre eles: Koch e Elias (2011), Cagliari (2001), Bizzoto, Aroeira e Porto (2010), Soares (1999) e Ferreiro (2000). Este estudo teve como objetivo compreender como se dá a prática docente do ensino de escrita nos anos iniciais e qual a influência da ludicidade na formação de alunos escritores. Para realização dessa pesquisa realizei estágios supervisionados sobre Gestão escolar e Ensino Fundamental I em uma escola pública na cidade de Camalaú, PB. Durante os dias de estágio, pude observar a prática pedagógica do ensino de escrita das docentes dos anos iniciais e analisar qual a importância dada pela escola em seus princípios ao sistema da escrita. A partir dos dados coletados pude constatar que um bom docente possibilita aos seus alunos uma aprendizagem de escrita dentro de um processo discursivo e dialógico do conhecimento que ocorre a partir das interações sociais e permitindo ao aluno um alfabetizar se letrando, ou seja, uma prática que permite ao aluno saber fazer o uso adequado da língua escrita nas práticas sociais. Diante do exposto, reafirmo a necessidade dos professores, principalmente dos anos iniciais, assumirem o papel intermediador desse processo, valorizando desde os primeiros rabiscos até o primeiro texto mais complexo em língua materna da criança, respeitando e criando meios que facilitem e proporcionem momentos de prazer e alegria, que despertem a segurança, o respeito e a cumplicidade para com o mesmo, facilitando a troca de experiências, o desenvolvimento dos sentidos e construção do conhecimento. Sendo assim, proponho que os professores alfabetizadores introduzam novos métodos de ensino para o sistema da escrita, lembrando que a ludicidade é de grande valia, pois é através dela que a criança se sente parte do mundo em que está inserida.
Descrição: ALVES, C. L.P. Um Olhar Sobre as Formas de Aquisição. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9920
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cármen Lúcia Pinheiro Alves.pdfPDF - Cármen Lúcia Pinheiro Alves78.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.