Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9932
Título: Alfabetização e letramento nos anos iniciais: Desafios e conquistas
Autor(es): Souza, Sandra Maria de Farias Freitas
Palavras-chave: aprendizagem
agente
aluno
Data do documento: 27-Set-2014
Resumo: O presente trabalho aborda o tema alfabetização e letramento nos anos iniciais: desafios e conquistas, que visa analisar a alfabetização como processo de construção numa visão crítica e transformadora, sendo o aluno agente de sua própria aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou em diversas referências o embasamento necessário para fundamentação teórica das ideias enfocadas na pesquisa e análise de uma turma dos anos iniciais. A pesquisa bibliográfica foi embasada nos pensamentos de: Kramer, Soares, Ferreiro, Teberosky e Cagliari entre outros, que foram norteando os resultados do trabalho. Nesse sentido,o professor não precisa de um método especifico, ele faz seu próprio método, usando sua criatividade e experiência, levando em conta o que o aluno já traz consigo e se valendo ao mesmo tempo de diferentes gêneros textuais para contextualização - aprendizagem sistemática. Com a elaboração desse estudo que se refere ao paradigma teórico, o alfabetizar letrando, contribuirá para o meu repensar e dos profissionais e estudiosos da área educacional acerca das práticas pedagógicas em relação a utilização de estratégias diferenciadas de alfabetização.
Descrição: SOUZA, S. M.F. F. Alfabetização e letramento nos anos iniciais: Desafios e conquistas. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9932
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra Maria de Farias Freitas Souza.pdfPDF - Sandra Maria de Farias Freitas Souza505.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.