Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9956
Título: Abordagens dramáticas de textos literários: práticas possíveis na formação de leitores
Autor(es): Freitas, Simone Gomes dos Santos
Palavras-chave: Literatura
Ensino
Jogos dramáticos
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiência da minha pesquisa referente à participação no projeto PIBIC/UEPB intitulado: “Odisséia Literária: por um texto teatralizado nas escolas e nas ruas de Catolé do Rocha”, relativo ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Estadual da Paraíba. A pesquisa de Iniciação Científica toma por base algumas postulações teóricas em torno da abordagem dos textos literários em sala de aula. A base teórica, em fase de amadurecimento, possibilitou a criação de um grupo de teatro “Odisséia Literária”, cujo objetivo colocou em prática o entendimento de que o texto deve ser tratado, a partir de jogos dramáticos, de maneira criativa e interativa. Essa fase prática, condicionada pela pesquisa teórica, foi integrada às atividades extensionistas, as quais foram realizadas por bolsistas e voluntários da UEPB, Campus IV, Curso de Letras. Ainda que a etapa da prática se apresente relevante e complementar a pesquisa de cunho teórico, o presente trabalho pretende expor as bases reflexivas que fomentaram novas formas de abordagens do texto literário no âmbito escolar. Não obstante, o nosso percurso apontará, em breves considerações, para as práticas formuladas através das reflexões e discussões teóricas. Assim, optamos pela dialogicidade fecunda entre teoria e prática na abordagem do problema dos textos literários no sistema escolar de nível médio. O presente trabalho pretende expor principalmente as bases reflexivas que contribuiram para ponderação e implantação de novas abordagens sobre o texto. Este trabalho tem o respaldo principalmente nos (as) seguintes estudiosos (as): Martins (2006), Cosson (2014), Guimarães (2014), Chaves (2010), Courtney (2010), Candido (1989, 1995), dentre outros.
Descrição: FREITAS, S. G. S. Abordagens dramáticas de textos literários: práticas possíveis na formação de leitores. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9956
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Gomes dos Santos Freitas.pdf691.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.