Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9960
Título: A representação dos laços de dependência na personagem Raimundo na obra Iaiá Garcia
Autor(es): Lima
Palavras-chave: Iaiá Garcia
Raimundo
Dependência
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: Esse breve estudo aborda o tema da negritude da personagem Raimundo, identificada no romance Iaiá Garcia de Machado de Assis, a partir de uma análise interpretativa do tipo crítico social. O trabalho realiza um percurso investigativo em torno do sujeito negro no romance de Machado de Assis, considerando as relações sociais, precisamente, a categoria de dependência no Brasil no século XIX. Para isso, o estudo toma como postulado crítico as considerações de Antonio Candido, em seu livro Literatura e sociedade, bem como as de Roberto Schwarz, centrando-se no ensaio “As ideias fora do lugar”, do livro Ao vencedor as batatas. Por meio dessas considerações teóricas, o artigo busca iluminar o texto machadiano apontando para a incompatibilidade estrutural e política do Brasil do século XIX, no qual as ideias liberais e conservadoras, marcadas por ambiguidades, delineiam o confronto das relações de dependência do negro Raimundo com a família Garcia. Para isso, o nosso percurso parte de algumas considerações gerais sobre Machado de Assis, passando pela filiação do autor à vertente realista, e, por fim, se detém em incursões históricas que elucidam as passagens relativas à categoria de dependência da personagem Raimundo.
Descrição: LIMA, A. R. Q. A representação dos laços de dependência na personagem Raimundo na obra Iaiá Garcia. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9960
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Rafael de Queiroz Lima.pdf442.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.