Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9972
Título: Uma refexão sobre dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita no ensino fundamental
Autor(es): Alves, Maria de Fátima de Almeida
Palavras-chave: Dificuldades
Aprendizagem
Escrita
Data do documento: 29-Ago-2014
Resumo: A leitura e a escrita constituem-se como habilidades que se desenvolvem gradativamente e segundo a prática de ler e escrever. São inseparáveis, ou seja, encontram-se interligadas no processo de construção da aprendizagem do indivíduo ao longo de sua história. Conforme Freire (1981), “aprender a ler e a escrever já não é, pois, memorizar sílabas, palavras ou frases, mas, refletir criticamente sobre o próprio processo de ler e escrever e sobre o significado da linguagem”. É importante subjetivamente na aquisição de conhecimentos, nas relações sociais e na formação de valores. O estudo tem relevância no que diz respeito à presença de alunos do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, ainda que tenham passado por um processo de alfabetização e letramento. Tais questões despertaram interesse pelo aprofundamento desta pesquisa. Partindo desse pressuposto, objetiva-se fazer uma reflexão sobre as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental para identificar aspectos relevantes, estabelecer relações entre família e escola nos processos de ensino e aprendizagem, observar e analisar experiências relacionadas à leitura e escrita vivenciadas no cotidiano escolar. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e observações, buscando significados acerca dos conteúdos teóricos, baseando-se nos estudos desenvolvidos por Ferreiro, Teberosky, Piaget, Freire, Libâneo, Madalena Freire, entre outros. O incentivo ao hábito da leitura pela família, escola, professores, práticas inovadoras e projetos para desenvolver a aprendizagem são fatores que incidem sobre os resultados da reflexão acerca das dificuldades em leitura e escrita apresentadas pelos alunos.
Descrição: ALVES, M. F. A. Uma refexão sobre dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita no ensino fundamental. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9972
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima de Almeida Alves.pdfPDF - Maria de Fátima de Almeida Alves99.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.