Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9999
Título: Conceição e a luta incansável pelo livre arbítrio da mulher: leitura de O Quinze de Raquel de Queiroz
Autor(es): Sousa, Karla Cyntya Lima de
Palavras-chave: Sociedade Patriarcal
O Quinze
Autoria Feminina
Data do documento: 7-Jun-2016
Resumo: Durante séculos a mulher foi predestinada e vista como objeto a ser “lapidado” e moldado para obedecer ao que era pregado pela Igreja, para satisfazer as expectativas dos pais e posteriormente do marido, que era escolhido por sua família. Dentro dessa perspectiva, este trabalho se propõe a analisar o papel da mulher dentro da literatura, tendo como referencial Conceição, que protagoniza O Quinze, de Rachel de Queiroz. A autora destacou-se na vanguarda de sua época ao inserir-se no mundo das letras, causando assombro e indagações sobre a autoria desse romance. Atualmente a literatura é para a mulher um território liberado e libertário. As palavras femininas não eram ouvidas e nem escritas, eram idealizadas, pensadas a partir da visão masculina dos escritores. Poucas são as autoras que receberam algum destaque, Rachel de Queiroz é uma delas. Portanto, este trabalho pretende analisar o universo feminino, cheio de batalhas para se ter um pouco de reconhecimento, dentro de uma sociedade puramente patriarcal. Especificamente, pretendemos mostrar as dificuldades de Conceição, seus anseios, dúvidas e medos, sem deixar de destacar que apesar de tudo isso não se deixa levar pelas aparências.
Descrição: SOUSA, K. C. L. de. Conceição e a luta incansável pelo livre arbítrio da mulher: leitura de O Quinze de Raquel de Queiroz. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9999
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Cyntya Lima de Sousa.pdf512.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.