Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10109
Título: Concepções teóricas de leitura e suas abordagens em exercícios de aprendizagem
Autor(es): Silva, Andrea Nunes
Palavras-chave: Leitura
Língua portuguesa
Exercício avaliativo
Data do documento: 2-Mai-2016
Resumo: A partir das compreensões de leitura como produto de decodificação, interação ou prática social, este artigo apresenta um estudo breve sobre as concepções de leitura e sua aplicabilidade em atividades de aprendizagem, aplicadas no ensino fundamental II, tomando por base as abordagens de Koch e Elias (2007), Brandão (1999), Solé (1998), Martins (1989), Antunes (2009) e Soares (2009). Para tanto, temos como objetivo mostrar quais as principais contribuições teóricas de leitura existentes e como são aplicadas em exercícios avaliativos nas aulas de Língua Portuguesa, na educação básica. O tipo de pesquisa, desenvolvido neste artigo, remete-se à pesquisa qualitativa, na qual se preocupa em investigar um determinado grupo ou uma organização, de maneira interpretativa (MINAYO, 2001). Após análise do corpus, constatou-se que as diferentes concepções de leituras são abordadas nos exercícios avaliativos, embora o que prevaleça, ainda é a prática de um leitor meramente centrado no texto, que não se mostra de forma ativa e reflexiva diante das diferentes leituras abordadas.
Descrição: SILVA, A. N. Concepções teóricas de leitura e suas abordagens em exercícios de aprendizagem. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10109
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andrea Nunes Silva.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.