Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10109
Título: | Concepções teóricas de leitura e suas abordagens em exercícios de aprendizagem |
Autor(es): | Silva, Andrea Nunes |
Palavras-chave: | Leitura Língua portuguesa Exercício avaliativo |
Data do documento: | 2-Mai-2016 |
Resumo: | A partir das compreensões de leitura como produto de decodificação, interação ou prática social, este artigo apresenta um estudo breve sobre as concepções de leitura e sua aplicabilidade em atividades de aprendizagem, aplicadas no ensino fundamental II, tomando por base as abordagens de Koch e Elias (2007), Brandão (1999), Solé (1998), Martins (1989), Antunes (2009) e Soares (2009). Para tanto, temos como objetivo mostrar quais as principais contribuições teóricas de leitura existentes e como são aplicadas em exercícios avaliativos nas aulas de Língua Portuguesa, na educação básica. O tipo de pesquisa, desenvolvido neste artigo, remete-se à pesquisa qualitativa, na qual se preocupa em investigar um determinado grupo ou uma organização, de maneira interpretativa (MINAYO, 2001). Após análise do corpus, constatou-se que as diferentes concepções de leituras são abordadas nos exercícios avaliativos, embora o que prevaleça, ainda é a prática de um leitor meramente centrado no texto, que não se mostra de forma ativa e reflexiva diante das diferentes leituras abordadas. |
Descrição: | SILVA, A. N. Concepções teóricas de leitura e suas abordagens em exercícios de aprendizagem. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10109 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Andrea Nunes Silva.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.