Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10131
Título: Charges: o viés para um ensino discursivo de língua
Autor(es): Cabral Júnior, Hélio de Sousa
Palavras-chave: Charge
Análise do discurso
Leitura
Livro didático
Data do documento: 25-Abr-2016
Resumo: Trabalhar a leitura em sala de aula através do gênero discursivo charge, é notoriamente um importante viés para o ensino discursivo de língua, pois as linguagens verbais e visuais empregadas neste gênero costumam ser atraentes aos olhos do leitor, além de fornecerem várias informações de uma única vez. Por esta ótica, este artigo tem como objetivo geral verificar, numa perspectiva discursiva, o papel da charge na formação de leitores críticos; e especificamente analisar o uso de charges no Livro Didático de língua portuguesa. Para tanto, situamo-no quanto às concepções teóricas de leitura (CORACINI, 2002) e (KLEIMAN, 1989), na sequência discutimos o gênero discursivo e a abordagem do gênero charge (BAKHTIN, 1992) enquanto prática social e importante ferramenta de reflexão nas aulas de leitura em sala de aula. Por fim, observamos os discursos presentes nas charges a partir das interações discursivas (FERNANDES, 2005), e em consonância, refletimos sobre a sua propositura como atividade no LD.
Descrição: CABRAL JÚNIOR, H. de S. Charges: o viés para um ensino discursivo de língua. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10131
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hélio de Sousa Cabral Júnior.pdf656.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.