Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10135
Título: O uso das categorias de tradução em aulas de língua inglesa - um estudo de caso e seus desafios e possibilidades
Autor(es): Diniz, David Ferreira
Palavras-chave: Língua inglesa
Tradução intralingual
Tradução interlingual
Tradução intersemiótica
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: Esta monografia baseia-se em um estudo de caso tendo como objeto de análise aulas ministradas em um projeto social chamado English in Action o qual foi desenvolvido pelo autor desta pesquisa na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida em Campina Grande – PB. Por esse motivo, este trabalho caracteriza-se em uma pesquisa-ação. O objetivo desta pesquisa é analisar a aplicação de atividades de tradução em aulas de língua inglesa por meio das categorias (interlingual, intralingual e intersemiótica) propostas por Jakobson (2005), bem como os resultados obtidos em cada uma delas. No que diz respeito à definição de tradução às teorias expostas neste trabalho, citamos autores como Vermeer (1983), Nord (1997) e Kiminami e Cantarotti (2014). Dessa forma, esta pesquisa busca proporcionar suportes para os estudos na área de tradução, principalmente concernentes à área da rede pública de ensino, tendo em vista a escassez de estudos voltados para esse público. Ao decorrer do trabalho foi observada a relevância de cada categoria e em que situações cada uma exerceu seu papel. Concluímos que todas foram fundamentais em contextos específicos: a interlingual em níveis intermediário e avançado; a intralingual principalmente em níveis iniciais; e enfatizamos que em níveis mais elevados a categoria intersemiótica, especificamente, ajudou de forma significativa no processo de assimilação pelos alunos. Acreditamos que este trabalho poderá auxiliar professores e pesquisadores quanto ao uso da tradução de forma eficaz em aulas de línguas estrangeiras.
Descrição: DINIZ, D. F. O uso das categorias de tradução em aulas de língua inglesa - um estudo de caso e seus desafios e possibilidades. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10135
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - David Ferreira Diniz.pdf6.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.