Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10247
Título: Pedro Juan Gutiérrez: la autoficción como una estrategia de protección
Autor(es): Reis, Lígia Maria
Palavras-chave: Análise Literária
Literatura Cubana Contemporânea
Autoficção
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Este artigo propõe uma discussão sobre a ambiguidade entre o real e o ficcional na obra El Nido de la serpiente – memorias del hijo del heladero (2006), do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez. A autoficção é considerada um gênero híbrido, pois traz a mescla de elementos autobiográficos e da ficção. Para tratar deste problema este trabalho recupera elementosda história de Cuba para compreender como a Revolução, o período especial e o uso de acontecimentos pessoais, influíram na representação do real e ficcional na narrativa de Gutiérrez e figura como uma estratégia utilizada pelo autor para se auto proteger do regime opressor da ilha. Este trabalho utiliza as contribuições teóricas de Ludmer (2010), Klinger (2007) e Jaguaribe (2007).
Descrição: Reis, L. M. Pedro Juan Gutiérrez: la autoficción como una estrategia de protección. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10247
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lígia Maria Reis.pdf12.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.