Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10252
Título: A importância do desenho como instrumento pedagógico
Autor(es): Ribeiro, Dyane Ferreira
Palavras-chave: Desenho
Desenvolvimento cognitivo
Educação infantil
Data do documento: 3-Mai-2016
Resumo: O presente artigo tem como tema “A importância do desenho como instrumento pedagógico para o desenvolvimento cognitivo da criança da educação infantil.” Trata-se de um estudo de natureza descritiva e analítica, de abordagem quanti-qualitativa, em que se buscou pesquisar sobre o uso do desenho em sala de aula da Educação Infantil, além de perceber como as professoras interpretam os desenhos do seus alunos. O estudo foi fundamentando em autores como Moreira (2011), Oliveira (2010), Vygotsky (1991), Naulle (1949), Cognet (2004) e Leite (2002). O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário aberto, aplicado em duas creches municipais da cidade de Campina Grande - PB. Através dos resultados, observamos que, em sua maioria, as docentes reconhecem a importância do desenho para o desenvolvimento cognitivo da criança, porém, esse é um recurso pouco usado no processo ensino de algumas professoras. A pesquisa teve como enfoque a educação infantil, fase escolar em que a criança está a todo momento descobrindo e desenvolvendo suas capacidades motoras, emocionas e sociais. Nesse período, o desenho se apresenta como um forte aliado para que a criança possa expor o que internalizou, a partir de sua vivência no meio no qual está inserida, além de ajudá-la a organizar seus pensamentos e expressar tudo o que sente, precedendo uma linguagem verbal, a saber, a fala, que ainda não é fluente.
Descrição: RIBEIRO, D. F. A importância do desenho como instrumento pedagógico. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10252
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dyane Ferreira Ribeiro.pdf593.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.