Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10965
Título: Liberdade de expressão e tecnologias de informação e comunicação: limitações ao controle judicial em período eleitoral no Brasil
Autor(es): Silva, Viviany Christine Rodrigues da
Palavras-chave: Liberdade de expressão
Democracia
Processo eleitoral
Data do documento: 4-Dez-2012
Resumo: A liberdade de expressão é premissa básica de um Estado de Direito. Textos constitucionais democráticos devem garantir a manifestação livre de todas as formas de expressão e pensamento, independentemente de censura ou licença. A liberdade de informação jornalística decorre desta premissa. No contexto do processo eleitoral, a garantia de liberdade de expressão em todos os seus aspectos é fundamental para o debate democrático, porque enriquece a disputa eleitoral e proporciona fluxo legítimo de opiniões, críticas e comentários além do contraponto. Ferramentas de redes sociais contribuíram nos últimos anos para o desenvolvimento de um ambiente com grande potencial de disseminação de ideias ao promoverem debate horizontal e de alcance amplo. Por este motivo, o impacto destas ferramentas no processo eleitoral brasileiro é objeto de preocupação por parte de órgãos eleitorais da Justiça Nacional. A Lei Federal nº 9.504/97, prevê mecanismos de controle de excessos no período eleitoral, como a proibição da propaganda antecipada e da difusão de opinião favorável ou contrária relativa a candidato, partido, coligação ou seus órgãos representantes durante o período eleitoral, restrições que aparentam estar em rota de colisão com o exercício da liberdade de expressão, principalmente se considerado o uso de redes sociais. A pretensão de exercer controle ostensivo nas redes sociais esvazia o debate eleitoral, ferindo o princípio da liberdade de expressão e enfraquecendo a própria democracia.
Descrição: SILVA, Viviany Christine Rodrigues da. Liberdade de expressão e tecnologias de informação e comunicação: limitações ao controle judicial em período eleitoral no Brasil. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10965
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviany Christine Rodrigues da Silva.pdfViviany Christine Rodrigues da Silva553.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.