Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11123
Título: Intervenção do Estado na Propriedade Privada como Instituto de Desenvolvimento Urbano e Social: o caso da desapropriação da área do Aeroclube da Paraíba
Autor(es): Abrantes Neto, José Gonçalves de
Palavras-chave: Direito administrativo
Intervenção
Desapropriação
Data do documento: 9-Ago-2012
Resumo: Este trabalho pretende publicizar e discutir sobre as diversas formas de intervenção do estado na propriedade privada, em especial, a desapropriação, de maneira a possibilitar aos entes federativos, cometidos da responsabilidade de alcançar o interesse público, não só o entendimento e o cumprimento de suas obrigações legais, mas, também, conscientizá-los de seus deveres constitucionalmente estabelecidos, que na prática são constantemente negligenciados. Visa ainda o presente estudo elucidar os administrados acerca dos direitos que lhes são próprios e que estão delineados na Constituição Federal de 1988 bem como na legislação infraconstitucional quanto à desapropriação da propriedade particular. Dessa forma, pretende o respectivo trabalho estabelecer diretrizes a serem observadas por ocasião da intervenção do estado na propriedade privada para fins de desenvolvimento urbano e social. Portanto, tem-se que o tema em perspectiva está presente no âmbito do Direito Administrativo, ramo este da grande área do conhecimento das Ciências Jurídicas, que diz respeito ao contexto da Administração Pública. Isto posto, preferiu-se dar caráter teórico-prático a esta pesquisa, cujo objetivo, como já se disse, é identificar a legislação específica relativa à desapropriação da propriedade particular delimitando seus institutos e espécies bem como, através de pesquisa de campo, auferir informações junto à Procuradoria Geral do Município de João Pessoa, Prefeitura Municipal de João Pessoa, empresa responsável pelo Plano Diretor do município e ainda analisar o caso específico da desapropriação da área do Aeroclube da Paraíba. Por fim, e em análise conclusiva, foi apresentado um modelo simplificado de desapropriação, considerando que a intervenção do estado na propriedade privada é um meio indispensável para o desenvolvimento urbano e social do município, na medida em que o poder público retira o bem imóvel do particular para colocar à disposição da população, assim destinando uma função social à propriedade irregular ou mesmo de interesse público, conforme determina a Carta da República.
Descrição: ABRANTES NETO, José Gonçalves de. Intervenção do Estado na Propriedade Privada como Instituto de Desenvolvimento Urbano e Social: o caso da desapropriação da área do Aeroclube da Paraíba. 2012. 69f. Monografia (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11123
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Gonçalves de Abrantes Neto.pdfJosé Gonçalves de Abrantes Neto1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.