Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11684
Título: Crenças de professores de escolas públicas sobre o ensino da habilidade de leitura em língua inglesa
Autor(es): Gouveia, Louise Guerra
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa
Leitura
prática pedagógica
Data do documento: 17-Out-2016
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral investigar a crença de professores de escolas públicas quanto ao ensino da habilidade de leitura em língua inglesa. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos: (i) identificar as práticas pedagógicas mencionadas por quatro professores quanto ao ensino de leitura em língua inglesa; e (ii) verificar as dificuldades descritas por eles quanto ao ensino da referida habilidade. Nossa pesquisa trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, cujo instrumento de produção de dados foi um questionário aplicado com os colaboradores de nosso estudo. Dentre os principais teóricos citados, fizemos uso das contribuições de: Moita Lopes (1996) e Paiva (2000, 2005), sobre o papel da leitura em língua inglesa; Paiva (2007) e Barros (2013), quanto às estratégias de leitura; e Barcelos (2004, 2006, 2007), dentre outros, em relação às crenças sobre ensino de língua inglesa e como estas influenciam nas práticas pedagógicas adotadas. Com base nos dados analisados, concluímos que as crenças dos professores colaboradores deste estudo demonstram o reconhecimento da habilidade de leitura em língua inglesa como determinante na construção do conhecimento da língua alvo, bem como o esforço empregado na promoção dessa habilidade com seus alunos. Todavia, os dados revelam, ainda, a preocupação dos professores quanto aos impedimentos que se apresentam no desenvolvimento dessa habilidade em sala de aula.
Descrição: GOUVEIA. L. G. Crenças de professores de escolas públicas sobre o ensino da habilidade de leitura em língua inglesa, 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11684
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LOUISE GUERRA GOUVEIA.pdf580.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.