Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12713
Título: Exigência da certidão dos antecedentes criminais na admissão do trabalho: ato discriminatório
Autor(es): Neves, Olindina Micheline Barbosa das
Palavras-chave: Direitos Fundamentais
Direito do Trabalho
Relações de Trabalho
Data do documento: 18-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho foi realizado, tendo em vista que empresas privadas para contratar funcionários exigem a comprovação de boa conduta, via expedição de antecedentes criminais. O objetivo geral foi analisar as decisões que abordam a exigência da certidão de antecedentes criminais, de forma a verificar a violação dos princípios constitucionais no momento da admissão. Delimitamos como objetivos específicos: 1) investigar os direitos dos trabalhadores delimitados por documentos legais como a Constituição Federal de 1988 e acordos com órgãos internacionais como a Organização Internacional do Trabalho, entre outros documentos e 2) pesquisar os caminhos por ora produzidos no campo do direito trabalhista para os trabalhadores brasileiros. A pesquisa realizada foi de cunho bibliográfico no âmbito da pesquisa doutrinária, jurisprudencial e legislativa e nossa em análise das sentenças proferidas pelo TST, percebemos que a exigência do documento, muitas vezes, extrapola os limites do poder diretivo do empregador.
Descrição: NEVES, Olindina Micheline Barbosa das. Exigência da certidão dos antecedentes criminais na admissão do trabalho: ato discriminatório. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12713
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Olindina Micheline Barbosa das Neves.pdf354.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.