Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13314
Título: A Economia Colaborativa como um meio para a criação de valor social sustentável no processo de gestão da inovação: um estudo de caso com a Organização "Tem Açúcar?"
Autor(es): Santos, Ricardo Soares dos
Palavras-chave: Empreendedorismo
Economia Colaborativa
Criação de valor
Valor social sustentável
Data do documento: 13-Out-2016
Resumo: Objetivou-se, no presente trabalho, analisar como a criação de valor social sustentável é desenvolvida na economia colaborativa por meio da gestão da inovação. Para tanto, foi empregada uma abordagem qualitativa dentro de um contexto de estudo de caso. Além disso, o presente estudo teve por base uma pesquisa exploratória e descritiva, fazendo uso da aplicação de questionários, os quais foram aplicados tanto com a fundadora da organização estudada quanto com seus consumidores. Como método de análise de dados foi usada a análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados ressaltam que o modelo de economia colaborativa usado pela organização estudada corresponde ao que é abordado no arcabouço teórico do tema e que este se mostrou capaz de criar valor social sustentável quando visto da perspectiva da gestão da inovação na referida organização, apesar de, por vezes, as inovações terem gerado a princípio certa insatisfação para alguns dos usuários. Portanto, concluiu-se que, no processo de gestão da inovação, o uso de modelos de economia colaborativa pode constituir uma importante ferramenta na criação de valor social sustentável.
Descrição: SANTOS, R. S. A Economia Colaborativa como um meio para a criação de valor social sustentável no processo de gestão da inovação: um estudo de caso com a Organização "Tem Açúcar?". 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13314
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Soares dos Santos.pdf419.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.