Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14124
Título: Tarsila do Amaral: um relato de experiência com artes visuais na educação infantil em Areia - PB
Autor(es): Santos, Tarcila da Silva
Palavras-chave: Educação infantil
Artes visuais
Infância
Prática pedagógica
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência pedagógica desenvolvida na Creche Corina Barreto de Brito Lira e na Escola Sistema Educacional Areiense, localizadas no munícipio de Areia-PB. A intervenção pedagógica aconteceu quando do cumprimento do componente curricular Estágio Supervisionado IV na Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. O objetivo foi de registrar a prática pedagógica na Educação Infantil com destaque ao conteúdo arte, focando a proposta da abordagem triangular da professora Ana Mae Barbosa, com algumas obras da artista brasileira Tarsila do Amaral. Para realização desse trabalho foi realizado estudos com base nos seguintes teóricos Àries (1981), Oliveira (2012), além da contribuição dos documentos nacionais Brasil (1988, 1996, 1997). Na discussão do trabalho destacamos a importância do trabalho docente com artes visuais, compreendendo como se dá o processo de releitura da vida da artista Tarsila do Amaral e criação artística das crianças em suas fases de desenvolvimento criador, para que possa propiciar na academia o debate sobre a importância do estágio docente.
Descrição: SANTOS, T. da S. Tarsila do Amaral: um relato de experiência com artes visuais na educação infantil em Areia - PB. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14124
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tarcila da Silva Santos.pdf12.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.