Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14634
Título: Prática discursiva de leitura através das histórias em quadrinhos.
Autor(es): Braz, Bruna de Farias
Palavras-chave: Práticas de leitura
Análise do discurso
Histórias em quadrinhos
Data do documento: 29-Ago-2013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas discursivas de leitura de Histórias em Quadrinhos, um gênero presente na vida social de sujeitos, sobretudo daqueles que estão em processo de iniciação da leitura. Com base nos pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa e mantendo uma articulação com a Linguística Aplicada, promovemos um olhar para os discursos proferidos por indivíduos (informantes da pesquisa), ao relatarem como as histórias em quadrinhos contribuíram para sua prática de leitura, tornando-os capazes de compreender novos significados para suas vidas. Para tanto, buscamos responder algumas questões fundamentais: como a relação entre a linguagem verbal e não verbal, bem como outros componentes constituídos nestes textos, podem proporcionar sentidos, gestos de interpretações nos leitores? que marcas de subjetividade podemos encontrar nos discursos dos sujeitos da pesquisa? como os quadrinhos podem contribuir para o ensino de leitura na escola? Verificamos que as histórias em quadrinhos proporcionam, através de uma linguagem simbólica, práticas de leituras que levam os sujeitos a compreender e interpretar os vários sentidos de um texto. Sabendo que há ainda uma resistência em utilizar os quadrinhos em sala de aula, principalmente em escolas mais tradicionais de caráter mecanicista, comprovamos, por meio do que nos informaram os sujeitos envolvidos na pesquisa (quatro entrevistados), que a leitura desse gênero é um pontapé inicial para o desenvolvimento de outras leituras e amadurecimento crítico do leitor. Os dizeres dos nossos informantes deixam rastros de historicidades permeadas de elementos ideológicos. Cada forma de ler revela a formação do leitor e vai se desenvolvendo ao longo de sua vida – fase adulta. Com isso, comprovaremos o quão importante é a aplicação desse gênero para o processo de aquisição da leitura. Vimos, assim, o quanto é promissor perceber os muitos “dizeres” que estão presentes em qualquer texto por meio de qualquer leitura. Portanto, consideramos este trabalho como mais uma contribuição para os estudos linguísticos, sobretudo em auxiliar aqueles que estão envolvidos com a formação do leitor.
Descrição: BRAZ, B. F. Prática discursiva de leitura através das histórias em quadrinhos. 2013. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14634
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna de Farias Braz.pdfPDF - Bruna de Farias Braz24.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.