Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15102
Título: Abordagem da variação linguística no livro didático de língua portuguesa
Autor(es): Maciel, Raquel Gonçalves
Palavras-chave: Teoria variacionista
Variação linguística
Livro didático
Ensino da língua portuguesa
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: A variedade linguística está presente no Brasil de maneira a referendar a diversidade que envolve pluralidades nos falares de nossa nação. Por isso, é importante definir esta questão em sala de aula, radiografando um real uso da língua portuguesa. O presente trabalho, nesse diapasão, tem por objetivo investigar como se elucida a abordagem da variação linguística em um livro didático de português no ensino fundamental. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram precisos os estudos dos seguintes teóricos: Bagno (2001), Cardoso (2010) e Mollica (2012). Tal envergadura teórica serviu para, também, compreender melhor como está sendo trabalhado o conceito de norma culta e padrão, e quais os tipos de variações são apresentados nas propostas nesse contexto de ensino. Trata-se de uma pesquisa exploratório descritiva, pela qual se buscou mostrar uma realidade mais completa dos diferentes tipos de variações que existem no Brasil.
Descrição: MACIEL, R. G. Abordagem da variação linguística no livro didático de língua portuguesa. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15102
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Gonçalves Maciel.pdfPDF - Raquel Gonçalves Maciel9.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.