Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15130
Título: A política de educação infantil no contexto neoliberal: uma análise do município de Lagoa Seca - PB
Autor(es): Lustosa, Laurey Marrone Silva
Palavras-chave: Educação infantil
Políticas públicas
Neoliberalismo
Data do documento: 11-Set-2017
Resumo: A Constituição Federal de 1988 garantiu o direito a educação infantil para as crianças de 0 a 52 anos de idade. Considerando a importância do Estado para a efetivação de políticas educacionais que abarquem a educação infantil, constatamos que a política neoliberal implementada nos últimos anos no Brasil, se apresenta como grande empecilho para a ampliação e a qualidade das políticas educacionais, que visam garantir o direito a educação das crianças a educação infantil. Diante desta conjuntura político-econômica realizamos uma pesquisa de campo com o objetivo de analisar como o Município de Lagoa Seca – PB tem implementado a política de educação infantil e se este tem cumprido com as exigências legisladas no que tange o direito da criança de 0 a 5 anos. Para isso, optamos por uma metodologia qualiquantitativa utilizando como técnicas a análise documental e entrevistas com 3 gestores, dois atuam na secretaria de educação e um na instituição de educação infantil. Os resultados apontam que as políticas destinadas a educação infantil no município de Lagoa Seca-PB apresenta limitações, tanto no acesso quanto na qualidade do atendimento. Portanto, não se efetiva o direito da criança previsto em lei, visto que o atendimento em termos de acesso ainda é baixo, no tocante as crianças de 0 a 3 anos, tendo em vista que constatamos uma expressiva demanda reprimida. Por fim, observamos que as crianças de 4 e 5 anos estão sendo alocadas nas escolas, cuja estrutura física não contempla as especificidades das crianças. Diante deste cenário concluímos que esta etapa educativa, no município em tela, ainda é marcada pelas condições precárias.
Descrição: LUSTOSA, L. M. S. A política de educação infantil no contexto neoliberal: uma análise do município de Lagoa Seca - PB. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15130
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laurey Marrone Silva Lustosa.pdf1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.