Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15172
Título: Nomadismo e solidão: a oralidade como suporte realístico presente no romance de Marcelino Freire
Autor(es): Silva, Ednalda Ferreira da
Palavras-chave: Análise do discurso
Crítica literária
Oralidade
Data do documento: 28-Nov-2017
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral discutir a consciência transitória do narrador personagem do romance contemporâneo- Nossos Ossos- obra do escritor Marcelino Freire, cujo tema permeia entre fatores característicos da sociedade periférica urbana e a individualidade do sujeito coletivo refletidas nas ações do protagonista. Abordaremos sob as teorias do crítico literário Paul Zumthor (2005), as marcas de oralidade como suporte realístico presente na obra, visto que a voz narrativa demonstra indícios vocais que disseminam numa suposta exteriorização oral dos textos poéticos, dado ao fato que a narrativa se constituí em uma única voz que relata acontecimentos numa linguagem rítmica, dinâmica e sonora. Ademais, a análise será pautada na reflexão decorrente da rotatividade das relações sociais amorosas responsáveis pela geração de sentimentos de insegurança e solidão sob a ótica do sociólogo Bauman (2001). A Pesquisa relacionada aos conflitos nas relações amorosas na sociedade pós-moderno, dará ênfase as situações de encontros e desencontros vivenciados pela consequência da fragilidade nos laços afetivos. Portanto, propomos uma análise reflexiva referente à observação dos índices de verossimilhança presentes nos relatos pessoais do personagem Autodiegético Heleno de Gusmão.
Descrição: SILVA, E. F. Nomadismo e solidão: a oralidade como suporte realístico presente no romance de Marcelino Freire. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15172
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ednalda Ferreira da Silva.pdf518.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.