Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15190
Título: Crenças e perspectivas do professor de língua inglesa na formação inicial
Autor(es): Brito, Jarger Flávio Macena
Palavras-chave: Formação docente
Ensino de língua inglesa
Estudo de crenças
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: A compreensão das crenças é fundamental para construção da identidade profissional de qualquer aluno em formação, pois, a partir delas ele traça o melhor caminho a ser seguido de acordo com suas necessidades e ideias. Nesta perspectiva são abordados temas referentes a construção identitária dos professores em formação, bem como suas crenças em relação ao ensino de LE. Com o intuito de responder a alguns questionamentos sobre tais crenças, este estudo tem como objetivo geral: discutir e analisar discursos de professores em formação dos 5º e 6º período de uma universidade na Paraíba e analisar em que medida suas vivências refletem no cenário de língua inglesa. Como embasamento teórico utilizamos as contribuições de Barcelos (2006) com foco no estudo de crenças e Hall (2005) com foco nos estudos sobre identidade. Quanto à metodologia, esta pesquisa configura-se como uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo e de caráter interpretativista, visando capturar a perspectiva dos professores em formação, analisar e interpretar mediante os dados da pesquisa. Foram utilizados questionários abertos como instrumento de coleta de dados. A partir dos dados coletados, pode-se concluir que o estudo de crenças contribui significativamente para se compreender o universo de fatores que permeiam as decisões dos indivíduos, e sobretudo, com professores em formação possuindo um papel de extrema relevância para a construção de sua identidade docente. Nesta pesquisa pode-se observar uma inclinação dos professores que já atuam em aperfeiçoar suas habilidades com o Inglês e a reformulação de suas práticas e considerando o curso de graduação como fontes de reflexão e ressignificação de novas crenças e perspectivas. Em relação aos professores que ainda não possuem contato com a sala de aula, se mostram dispostos e instigados a exercer, tendo como referência suas crenças novas, uma prática coerente, reflexiva e crítica no ensino de LE.
Descrição: BRITO, J. F. M. Crenças e perspectivas do professor de língua inglesa na formação inicial. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15190
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jarger Flávio Macena Brito.pdf12.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.