Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15194
Título: Respeita Maria da Vila Matilde: o empoderamento feminino como denúncia da violência contra a mulher
Autor(es): Santos, Rafael Correia
Palavras-chave: Mulher
Empoderamento
Violência
Discurso feminista
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: As letras de músicas, que por muito tempo foram prerrogativas masculinas, hoje se constituem como um meio pelo qual os princípios ideológicos que tem como materialidade o discurso feminista podem ser reproduzidos e legitimados. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo principal a investigação do discurso feminista presente nas letras das músicas Respeita e Maria da Vila Matilde – a primeira, composta e interpretada por Ana Cañas, e a segunda, composta por Douglas Germano e interpretada por Elza Soares – e dos aspectos sociais evidenciados a partir da presença deste discurso. Deste modo, o nosso corpus de análise é constituído pelas letras destas músicas, que foram selecionadas por apresentarem diferentes perspectivas contextuais e históricas sobre empoderamento e denúncia da violência contra a mulher. Dentre os principais estudiosos utilizados para embasar teoricamente esta pesquisa estão Pinto & Pinto (2012), Orlandi (2013) e Thompson (2011), dos quais utilizamos as definições de discurso e ideologia; Bakhtin (2000) e Fiorin (2008), cujos estudos forneceram uma base para a discussão sobre dialogismo; e, por último, Alvez & Pitanguy (1985) e Miranda (2015), cujas contribuições nos permitiram apresentar uma breve contextualização sobre o Feminismo. Como resultado, concluímos que o discurso feminista que se materializa em ambas as letras analisadas se apresenta em forma de empoderamento feminino e de denúncia contra a violência que vitima um número significativo de mulheres no Brasil. Além disso, chegamos à conclusão de que a violência que afeta as mulheres está relacionada a aspectos como idade, cor da pele e status social.
Descrição: SANTOS, R. C. Respeita Maria da Vila Matilde: o empoderamento feminino como denúncia da violência contra a mulher. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15194
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Correia Santos.pdf15.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.