Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15209
Título: Mídias digitais e demandas educacionais: desafios docentes na escola pública e privada
Autor(es): Souza, Mayonara Justino de
Palavras-chave: Educação infantil
Mídias digitais
Inclusão digital
Novas tecnologias digitais
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Neste estudo há uma pesquisa com os professores dos anos iniciais a respeito de como se dá a relação das mídias digitais na sala de aula, ou seja, o modo como as escolas, os professores interagem, descobrem, se adaptam e adotam novas posturas com o surgimento dos recursos tecnológicos buscando informações sobre a realidade das tecnologias no espaço escolar público e privado. Nossa proposta foi a de buscar informações sobre a realidade das tecnologias no espaço escolar público e privado. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi o de discutir a relação das tecnologias digitais com a educação, apresentando as potencialidades das mídias digitais no trabalho e prática docente no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, a pesquisa em questão lançou mão das contribuições teóricas de Kenski (2007), Tajra (2008), Moram (2007), Pretto (2008), Gatti (2013), entre outros. Vale dizer que este trabalho contemplou uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, fazendo uso da aplicação de um questionário composto por 12 questões. Além disso, duas professoras, que atuam no Ensino Fundamental I, em escolas que se localizam na cidade de Campina Grande e no Município de Juazeirinho, colaboraram para esta pesquisa. Assim, constatou-se que as professoras possuem uma boa formação, têm experiência no campo educacional, porém, apenas uma pôde participar de um curso sobre Tecnologias em sala de aula. Na visão das professoras, o uso das tecnologias é primordial na educação, porém, faltam políticas públicas comprometidas com essa temática, além do compromisso das escolas, gestores, professores, ausência de formações continuadas, falta de estrutura física, entre outros. O estudo revelou, também, que as professoras têm conhecimento de como é relevante o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, mas lamentam a falta de iniciativa das instituições para trabalhar com projetos voltados para as mídias digitais. Vale destacar que, através das falas das professoras, é nítida a lacuna em relação à formação continuada, suporte tecnológico, estrutura física, laboratórios de informática, entre outros. Tendo em vista que todos esses fatores podem ser revertidos, basta ter uma iniciativa de todos para que o novo perdure por muito tempo.
Descrição: SOUZA, M. J. de. Mídias digitais e demandas educacionais: desafios docentes na escola pública e privada. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15209
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayonara Justino de Souza.pdf671.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.