Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15282
Título: Mulher de meia idade e escrita de si na ficção brasileira contemporânea: uma leitura de O homem da mão seca, de Adélia Prado
Autor(es): Ferreira, Jailma da Costa
Palavras-chave: Literatura contemporânea
Literatura feminina
Papel da mulher
Ficção
Análise do discurso
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Esta pesquisa, de natureza bibliográfica e qualitativa, baseando-se em pressupostos teóricos dos Estudos Culturais, da Teoria da Literatura e da Psicanálise, pretende aprimorar e expandir os estudos acerca do papel social exercido pela mulher de meia idade na família tradicional, a partir da perspectiva oferecida pela escrita da autora contemporânea brasileira Adélia Prado, através do romance O homem da mão seca (2007). Em seus objetivos específicos a pesquisa pretende: descrever os termos do conflito entre realidade e projeto interior que se instaura como o principal problema a ser resolvido pela personagemprotagonista do texto, em direção à tomada de posse da própria identidade; demonstrar o desenvolvimento do processo de tomada de posição desta mulher ficcionalizada quanto à sua real situação na família tradicional em termos psicanalíticos, relacionando tal processo ao conflito caracterizado no dilema entre afrontar ou submeter-se ao sistema; apontar o papel da racionalização no processo, caracterizando-a através de marcas textuais reveladoras de seu estatuto de principal mecanismo de acomodação entre o desejo e as imposições do sistema; evidenciar os termos em que a autoficção constitui o romance. Este estudo direciona-se a partir das contribuições teóricas de Klinger (2007), acerca da autoficção; Maingueneau (2006), a respeito do ethos; Monteiro (2008), com relação a metanoia; e Queiroz (2015), quanto ao conceito de desnaturamento e posição; entre outros.
Descrição: FERREIRA, J. C. Mulher de meia idade e escrita de si na ficção brasileira contemporânea: uma leitura de O homem da mão seca, de Adélia Prado. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15282
Aparece nas coleções:23 - TCC
23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailma da Costa Ferreira.pdf22.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.