Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15284
Título: "Parece que virou uma velhota sentimental": a representação da velhice em quarenta dias, de Maria Valéria Rezende
Autor(es): Melo, Bruno Santos
Palavras-chave: Identidade
Literatura brasileira
Análise literária
Representação da velhice
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Na presente monografia realizamos um estudo da representação da velhice e de aspectos predominantes na literatura brasileira contemporânea presentes no romance Quarenta dias (2014), da escritora paraibana Maria Valéria Rezende. A obra retrata os dramas vivenciados por Alice, uma professora de francês aposentada que reside em João Pessoa e que tem sua vida reconfigurada a partir da possível gravidez de sua filha. A personagem é obrigada a deixar para trás tudo o que havia construído no Nordeste para ir morar em Porto Alegre e se dedicar exclusivamente à condição de avó de um neto que ainda não havia sequer sido gerado. Definimos como principais objetivos deste trabalho oportunizar uma maior visibilidade à literatura produzida por mulheres, sobretudo do Nordeste, e discutir o conflito existencial e social vivenciado por Alice nas trilhas do encontro consigo mesma neste processo de não reconhecimento da representação forjada para a pessoa “velha”, termo referido pelos personagens, em detrimento de idoso, sendo necessário ressignificar a própria identidade decorrente deste fenômeno social. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, recorremos à leitura crítica da obra, atentando para as (re)construções que podem ser elencadas no romance na contemporaneidade. Para embasarmos as discussões, pesquisarmos referenciais teóricos acerca: 1) da literatura contemporânea como os estudos de Melo (2010), Dalcastagnè (2008, 2011), Schollhammer (2009), Arruda (2012); 2) da velhice a partir das propostas de Bosi (2012, 1997), Debert (1998), Canôas (1983), Beauvoir (1983), dentre outros; 3) das proposições a respeito de identidades, destacando Bauman (2005, 2001), Hall (2014) e Woodward (2014); 4) das ponderações referentes aos processos de representação, recorrendo a Moscovici (2007) e Chartier (1990, 1991). Concluímos com o estudo do romance que a protagonista traça para si rumos diferentes dos que lhe estavam prescritos pelos outros personagens, estabelecendo uma reflexão acerca do espaço social da mulher depois dos 50 anos na sociedade contemporânea. Ao empreender uma busca por um filho de uma conhecida, é perceptível que há uma construção metafórica e simbólica no que tange à busca da personagem não meramente pelo desaparecido, mas por si mesma, emergindo na caoticidade, resultante dos processos de representação da figura feminina depois dos 50 anos.
Descrição: MELO, B. S. "Parece que virou uma velhota sentimental": a representação da velhice em quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15284
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Santos Melo.pdf19.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.