Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16489
Título: Aprender e ensinar filosofia - a prática do ensino médio a partir do estágio supervisionado
Autor(es): Silva, Rilza Maria da
Palavras-chave: Filosofia
Docência
Metodologia de Ensino
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido durante as disciplinas de Estagio Supervisionado I, II e III, que dizem respeito às fases de observação, planejamento e regência em sala de aula, com o objetivo de adquirir práticas na docência em Filosofia no Ensino Médio. Foi discutido o papel do professor na arte de filosofar e como criar novas formas de inserir o discente nas discussões, partindo do seu cotidiano. A sala de aula em escolas públicas foi a ampliação para o nosso conhecimento e prática; o reconhecimento do espaço físico das instituições do ensino e as dificuldades porque passam os educandos e educadores, serviu como parâmetro na decisão da carreira de professor de Filosofia. Nesse contexto, foi possível conhecer as experiências atuais nessa área do conhecimento e estabelecer metas para o bom profissional que almejamos ser, apesar de todas as dificuldades encontradas no decorrer da regência. Analisamos as experiências do professor colaborador em prática, a partir dos pontos positivos e negativos e das metodologias abordadas, procurando encontrar novas maneiras de melhorar e atuar no processo de ensino-aprendizagem em Filosofia. A partir do professor na regência percebe-se que o estágio supervisionado é essencial com a prática e a teoria para o aprendizado e enriquecimento do alunado.
Descrição: SILVA, R. M. da. Aprender e ensinar filosofia - a prática do ensino médio a partir do estágio supervisionado. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14553
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16489
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rilza Maria da Silva.pdfPDF - Rilza Maria da Silva364.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.