Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17060
Título: Do contexto de produção do texto dissertativo-argumentativo em sala de aula do papel do professor de língua portuguesa no ensino médio
Autor(es): Santos, Gabryella Carolina de Macêdo
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa
Gênero dissertativo-argumentativo
Linguística aplicada
Processo ensino/aprendizagem
Data do documento: 12-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho é resultado de um estudo sobre o ensino de escrita nas aulas de Língua Portuguesa (LP), no Ensino Médio. O problema em questão é: quais práticas de ensino/aprendizagem orientam a produção do gênero dissertativo-argumentativo? A resposta desse questionamento advém do objetivo, geral, de analisar o processo de ensino/aprendizagem do gênero dissertativo-argumentativo. De modo, específico, os objetivos são: (1) verificar a aprendizagem do referido gênero em uma turma de 3ª série do Ensino Médio, uma escola pública da cidade de Cuité – PB; (2) interpretar a prática do professor de língua portuguesa nesse contexto de ensino. A pesquisa foi realizada em uma escola de da rede estadual do município de Cuité-PB, através dos participantes da pesquisa, professor e alunos, de uma turma de 3ª série do Ensino Médio. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de caráter exploratório e adotamos como instrumentos de coleta de dados: a observação de aulas, aplicação de questionário aos alunos e entrevista ao professor, além de coleta e análise de propostas de produções escritas pelos alunos. Seguimos as orientações dos documentos oficiais que regem a educação e propõem o ensino de LP, visando formar o aluno como cidadão crítico. Para a análise, as produções escritas foram categorizadas em (1) adequadas à situação de produção, (2) parcialmente adequadas, e (3) inadequadas. Para a fundamentação teórica deste trabalho, buscamos apoio teórico em Marcuschi (2004, 2008), Pereira (2010), Orlandi (2005), que fundamentam as concepções de escrita e de texto, Antunes (2007), Guedes (2006), entre outros, na linha do ensino/aprendizagem. Observamos algumas aulas do professor colaborador relacionadas à escrita da dissertação proposta pelo ENEM e constatamos que o professor, mesmo com dificuldades resultantes da indisciplina de alguns alunos, consegue mediar o processo de escrita, levando o estudante a pensar acerca da proposta de intervenção, atribuindo ponto de vista e argumentação para chegar ao produto final da dissertação.
Descrição: SANTOS, G. C. de M. Do contexto de produção do texto dissertativo-argumentativo em sala de aula do papel do professor de língua portuguesa no ensino médio . 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17060
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabryella Carolina de Macêdo Santos.pdf691.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.