Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17344
Título: A importância da Denfesoria Pública para o acesso do cidadão à justiça
Autor(es): Pinto, Walmilson Benevenuto
Palavras-chave: Acesso à Informação
Defensoria Pública
Sexualidade na Adolescência
Data do documento: 10-Jul-2014
Resumo: A Constituição federal define-se como um instrumento de grande valia e significância para a construção e a delimitação da função e aquisição jurisdicional do Estado, por meio deste instrumento incumbe-se a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus e relevâncias dos necessitados. Idealizando que a justiça apresenta-se como um dos maiores e mais eficientes canais de acesso as prerrogativas dos cidadãos, por meio dele ocorre a eficiência das questões que dizem respeito às reclamações e a construção dos direitos que são elencados nos artigos constitucionais que enfatizam de maneira clara, concreta e objetiva, os direitos dos poderes públicos em defesa e consolidação dos indivíduos. O supracitado estudo tem como foco primordial a eficácia da prestação jurisdicional da Defensoria Pública do Estado, compreendendo o estado como uma entidade que apresenta diversos órgãos e funções, pertinente a este posicionamento surge uma abordagem que se inicia pelos diferentes conceitos e pelas diferentes experiências de democracia, segundo entendimento e observações realizadas por alguns cientistas políticos, filósofos e juristas, atribuindo-se um especial destaque para o conceito de democracia deliberativa e os seus diversos enfoques dentre o processo da democracia e das suas funções junto ao Estado de direito constitucional, compreendendo estes posicionamentos o estudo em lócus prioriza e caracteriza os Estados de direito e o estado social, até a Constituição de 1988, identificando as necessidades de permanentes construções democráticas nacionais, com objetivo maior de propiciar a inclusão social, para que todo brasileiro possa efetivamente participar do processo democrático, com igual capacidade de influir nas decisões. Para tanto, entende-se imprescindível o fortalecimento das Instituições democráticas, dando-se destaque neste estudo para a Defensoria Pública, que possui como principal missão constitucional a prestação da assistência jurídica integral e gratuita aos carentes.
Descrição: PINTO, Walmilson Benevenuto. A importância da Denfesoria Pública para o acesso do cidadão à justiça. 2014. 43f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17344
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walmilson Benevenuto Pinto.pdf13.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.