Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17348
Título: Análise dos fatores motivacionais dos analistas judiciários: um estudo de caso no Fórum Affonso Campo
Autor(es): Coutinho, Maria Madalena de Souza
Palavras-chave: Motivação no Trabalho
Analista Judiciário
Cultura organizacional
Data do documento: 25-Jul-2014
Resumo: O presente estudo analisa os fatores motivacionais dos Analistas Judiciários do Fórum Affonso Campos sob a ótica de como se configura esta força motivacional, buscando evidenciar que fatores são determinantes no processo de satisfação e motivação desses servidores. Na atualidade, sabe-se que motivar tem sido um dos maiores desafios da gestão de pessoas nas organizações. Com efeito, a relação entre produtividade, qualidade de vida no trabalho, satisfação, absenteísmo, rotatividade, comprometimento e outros aspectos psicológicos estão diretamente associados com a motivação do servidor. Metodologicamente, a pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo, é exploratória e descritiva. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários com perguntas objetivas a 16 servidores ocupantes do cargo de Analista Judiciário da Instituição objeto de estudo, sob a orientação da Teoria dos Dois Fatores determinados por Herzberg, considerando os fatores de motivação e satisfação. Os resultados apontam que fatores motivacionais e de higiene: reconhecimento profissional; realização; possibilidade de crescimento; relacionamento interpessoal; salário e condições de trabalho são determinantes quando o assunto é a influência na satisfação e motivação dos servidores. Os resultados ainda ressaltam a necessidade da implementação de um conjunto de ações nas políticas de recursos humanos, pois acredita-se que somente atitudes voltadas para a valorização do servidor e que também sejam capazes de provocar mudanças no âmbito da cultura organizacional é que poderão influenciar, significativamente, o processo de motivação.
Descrição: COUTINHO, Maria Madalena de Souza. Análise dos fatores motivacionais dos analistas judiciários: um estudo de caso no Fórum Affonso Campos. 2014. 65f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17348
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Madalena de Souza Coutinho.pdf11.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.