Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17388
Título: "O livro didático está distante da realidade do campo": fazeres campesinos veiculados nos gêneros textuais escritos
Autor(es): Barbosa, Manuella de Oliveira
Palavras-chave: Realidade campesina
Gêneros textuais
Livro didático
Educação no campo
Data do documento: 11-Jun-2018
Resumo: Este trabalho discute a realidade socioambiental campesina apresentada no Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) do ensino médio, adotado numa Escola Estadual de Ensino (Barra de Santana-PB), analisando-se como os fazeres campesino são veiculados nos gêneros textuais orais e escritos (GTOE). Este interesse surgiu da escuta espontânea de professores atuantes na educação do campo expressada em pesquisas anteriores de iniciação científica (PIBIC) ao afirmarem que “o livro didático está distante da realidade do campo”, cujo registro amplia esta investigação. Esta discussão fundamenta-se nas contribuições da Linguística quando discute os Gêneros Textuais no Ensino (MARCUSHI, 2002, 2008; BAKHTIN, 2006), Educação no Campo (MUNARIM, 2011) e Livro Didático, sobretudo Língua Portuguesa (MARCUSCHI, 2002; FARIA, 1994), além de consultas aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997), Orientações Curriculares Nacionais (OCN, 2008) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB n° 01/20022002) e Plano Nacional de Livro Didático (PNLD, 2007). A pesquisa realizou-se com visitações a escola e salas de aulas, contatos com os alunos e professores que participaram da aplicação de um questionário. Estas ações fundam a pesquisa qualitativa de campo que norteiam a análise dos GTOE veiculados no LDLP, relacionando-os aos ditos das professoras, constatando-se o silenciamento da realidade socioambiental campesina nos exemplares analisados. Estes resultados alargam discussões sobre a elaboração de propostas didático-pedagógicas adequadas à educação no campo presentes no LDLP, sobretudo, norteando a formação de professores do/para o campo no contexto educacional paraibano.
Descrição: BARBOSA, M. de O. "O livro didático está distante da realidade do campo": fazeres campesinos veiculados nos gêneros textuais escritos. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17388
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manuella de Oliveira Barbosa.pdf3.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.