Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17467
Título: . Ciência criminal e estigmatização (o direito penal como sistema de segregação)
Autor(es): Oliveira, Getulio da Silva
Palavras-chave: Ciência Criminal
Estigmatização
Segregação
Direito Penal
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: O presente artigo tem o propósito de esclarecer o direito penal como um sistema complexo de segregação e, principalmente, enfatizar a estigmatização criada pela mídia, pelas autoridades policiais e pela sociedade. A partir desta análise, este presente exposto faz um breve estudo bibliográfico sobre as duas modalidades de estigma: origem e comportamento; e a ‘’fantasmalegoria’’ criminosa criada pelo meio social. Nesse contexto, objetiva-se a avaliação do clamor do senso comum como sentimento negativo para a ciência criminal e a repressão social e econômica imposta pelo capitalismo exacerbado. Define-se, por conseguinte, o poder da mídia e o seu papel como catalisador da violência, e a colaboração e influência do Estado na permanência da estigmatização. A relevância deste estudo está em trazer um panorama fidedigno de que os estigmas praticados constantemente pela sociedade, mídia e pelo próprio sistema penal acabam interferindo na harmonia social e, consequentemente, no sistema prisional brasileiro. Portanto, este artigo fará entender o porquê que o sistema carcerário está sucateado; e o porquê que a sociedade e o Estado não buscam a ressocialização do indivíduo encarcerado. A metodologia utilizada para tal foi o método indutivo, utilizando-se, quanto aos objetivos, da pesquisa explicativa e, quanto aos procedimentos técnicos, da pesquisa bibliográfica. O presente artigo terá importância não só para os operadores do direito, como também para os sociólogos, acadêmicos e profissionais de incontáveis áreas: história, jornalismo e criminologia; e para a comunidade em geral, tendo em vista que a situação está contextualizada em um ciclo que envolve diversos atores sociais.
Descrição: OLIVEIRA, Getulio da Silva. Ciência criminal e estigmatização (o direito penal como sistema de segregação). 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17467
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Getulio da Silva Oliveira.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.