Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17820
Título: Abordagem cultural no livro didático de língua espanhola Confluencia 1
Autor(es): Barbosa, Eva Maria Alves
Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira
Cultura
Processo ensino/aprendizagem
Livro didático
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: A língua é um dos principais mecanismos de desenvolvimento de relações humanas e a cultura a qual ela faz parte é o meio por onde os indivíduos expressam seus valores, costumes, crenças, ideias e propagam a sua cultura aos seus descendentes. Sendo assim, teóricos continuam destacando em seus estudos a importância do aspecto cultural no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, neste caso o espanhol. Desta forma, sabendo que estamos tratando de uma língua que é considerada plural e heterogênea, por ter uma grande diversidade linguística e cultural, se faz necessário abordar, além dos conteúdos gramaticais, os culturais, aspecto significativo para a formação dos alunos e aprendizagem de uma LE. Para tanto, baseamos nossas discussões em Méndez (2000), López y Sans (2004), Eagleton (2005), Paraquett (2012), Rojo (2013) dentre outros que corroboraram com nosso estudo. Sabendo da importância em discutir sobre a cultura no processo de ensino e aprendizagem do espanhol, e também ressaltar a relevância do livro didático como ferramenta do professor, nosso trabalho tem como objetivo realizar algumas reflexões sobre a presença da cultura nas aulas de ELE, e analisar como os conteúdos culturais, ou seja, a pluralidade cultural e os tipos de cultura do mundo hispânico são abordados e apresentados em uma unidade do livro didático Confluencia 1 (2016). Assim, descrevemos e analisamos os conteúdos culturais, mostrando que no decorrer da unidade analisada os mesmos são introduzidos de modo contextualizado em algumas atividades propostas, sendo assim encontramos a presença da diversidade cultural nas propostas de atividades e os tipos de cultura com C maiúscula e c minúscula, onde é trabalhada a pluralidade cultural da língua espanhola.
Descrição: BARBOSA, E. M. A. Abordagem cultural no livro didático de língua espanhola Confluencia 1. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17820
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eva Maria Alves Barbosa.pdf4.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.