Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17950
Título: Análise de material didático para ensino de lingua inglesa a partir de conceitos da PNL
Autor(es): Diniz, Gabriely Cristina Queiroga
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa
Programação neurolinguística - PNL
Aprendizagem
Data do documento: 19-Nov-2018
Resumo: O Ensino de Línguas Estrangeiras (LE) tem estado cada vez mais amplo em razão da globalização. Neste sentido, melhores técnicas têm sido buscadas desde a década de 1970 a partir do surgimento da Linguística Aplicada, que teve por finalidade encontrar o método de ensino de LE que mais se adequasse ao público. Neste diapasão, algumas ferramentas da Programação Neurolinguística (PNL) surgem como ferramenta a somar aos métodos utilizados no ensino e aprendizagem de LE. Desta forma, o presente trabalho buscará investigar de que forma a PNL se faz presente em um material para ensino de Língua Inglesa (LI) e entender como procedimentos relacionados à teoria podem contribuir à aprendizagem da LE. No aspecto metodológico, este trabalho está pautado na pesquisa bibliográfica com vistas a coletar a analisar dados de um material de ensino de Inglês do Summit 1 (SASLOW & ASCHER, 2012) da editora Pearson. Enquanto aporte epistemológico, nos ancoramos nos pressupostos de BANDLER & GRINDER, 2017, DIAS & PASSOS, 2008, COSENZA & GUERRA, 2011 et al. Tangente às conclusões, foi possível inferir que as respostas aos estímulos educacionais dependem de fatores relacionados à imposições sociais e individuais. Assim, é importante considerar o que está por trás da linguagem utilizada pelos alunos e pelo professor durante as aulas, ou seja, se esta pode contribuir para a motivação ou desmotivação do aluno.
Descrição: DINIZ, G. C. Q. Análise de material didático para ensino de lingua inglesa a partir de conceitos da PNL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17950
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriely Cristina Queiroga Diniz.pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.