Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18060
Título: A cultura de pares no processo de socialização: um olhar para interações e brincadeiras espontâneas entre crianças da pré-escola
Autor(es): Maciel, Renata Kelly Rodrigues
Palavras-chave: Cultura de pares
Socialização
Reprodução interpretativa
Educação infantil
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: O objetivo desse estudo é discutir situações onde evidenciamos elementos determinantes acerca da cultura de pares entre crianças da pré-escola, através de suas interações e brincadeiras espontâneas. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, realizada em uma instituição de educação Infantil, da rede privada de ensino, localizada no município de Campina Grande – PB. Os dados foram coletados no período entre fevereiro e outubro de 2018, em uma turma denominada Infantil 5, onde os sujeitos da pesquisa foram 8 meninas e 3 meninos com idades entre 5 e 6 anos. Para a coleta de dados, foi utilizado o gravador de voz, gravador de vídeo e observações anotadas no diário de campo. Tais anotações no diário de campo e as gravações enfocam as situações espontâneas das crianças no momento do recreio, como seus diálogos, conversas e as brincadeiras escolhidas por elas. Iniciamos pela compreensão de que as crianças são sujeitos ativos na produção cultural da sociedade (SARMENTO, 2007) e que no momento em que a crianças produzem e compartilham seus interesses, seus artefatos e sua rotina em suas interações, elas estão produzindo a Cultura de Pares (CORSARO, 2009). O estudo constatou que é no processo de socialização com seus pares em brincadeira e em jogos de faz de conta que as crianças demonstram as suas interpretações a partir do contato com adultos, passando por um processo de contextualização sócio cultural, e transformando em sua própria cultura através da reinterpretação. Concluímos que a Cultura de Pares é realmente produzida no momento em que as crianças estão interagindo, partilhando seus interesses, através da releitura baseada na cultura do adulto, que acabam por afetar as interações infantis. Porém, vimos que as crianças possuem autonomia o suficiente para estruturar sua própria cultura.
Descrição: MACIEL, R. K. R. A cultura de pares no processo de socialização: um olhar para interações e brincadeiras espontâneas entre crianças da pré-escola. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18060
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Kelly Rodrigues Maciel.pdf504.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.