Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18205
Título: A trajetória do corpo feminino: do microcosmo familiar ao macrocosmo das possibilidades
Autor(es): Costa, Rayanne Emmanoella Leal da
Palavras-chave: Literatura feminina
Patriarcado
representação feminina
Análise do discurso
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: Este artigo tem como premissa analisar como se dá a construção discursiva do corpo feminino na representação literária da mulher em três contos: Amor (2013) de Clarice Lispector, Intimidade (2000) de Edla Van Steen e Um pingo de sensibilidade (2002) de Marcia Denser. Para tanto, compreendemos o discurso como ferramenta de poder capaz de aprisionar corpos em identidades fictícias e a Literatura como instrumento de denúncia para as injustiças, estabelecendo assim uma relação entre a Literatura e esse dispositivo de dominação. Com isso, objetivamos perceber como ocorre o processo de afastamento das representações femininas aos estereótipos de submissão e silenciamento, herança do sistema patriarcal que foi instaurado na sociedade ao longo da história. Logo, refletiremos acerca da importância que essas mudanças discursivas significam para as mulheres e, por fim, como culminância, sugerimos a apropriação desses discursos de dominação para utilizá-los não mais como uma ferramenta de exclusão, mas de inclusão.
Descrição: COSTA, R. E. L. da. A trajetória do corpo feminino: do microcosmo familiar ao macrocosmo das possibilidades. 2018. 43p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18205
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne Emmanoella Leal da Costa.pdf647.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.