Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Aluska Andrs Costa de-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:03:07Z-
dc.date.available2013-09-20T12:03:07Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1934-
dc.descriptionMedeiros, A. A. C. de. Alunos da EJA na disciplina de química: dificuldades e perspectivas. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia surgiu de um projeto de pesquisa elaborado na disciplina de Pesquisa Educacional do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) voltado à Educação de Jovens e Adultos (EJA), o qual foi vivenciado no Estágio Supervisionado da EJA, envolvendo alunos da 5ª série do Ensino Fundamental II ao 3º ano do ensino médio no turno da tarde na Instituição do Serviço Social do Comércio (SESC) em Campina Grande. De modo geral, as atividades didático-pedagógicas desenvolvidas no Estágio objetivaram refletir sobre a metodologia adotada pelos professores da EJA nas séries mencionadas, tomando como referência a utilização dos recursos didáticos (textos impressos, módulos temáticos e vídeos) por eles adotados em sala de aula. As etapas do estágio envolveram: leitura e discussões teórico-metodológicas acerca da EJA; observação participante no campo de Estágio; sondagem dos desafios sociocognitivos (aprendizagem, desistência, reprovação) enfrentados pelos alunos e intervenção administrativo-pedagógica. No decorrer da sondagem detectamos um grande número de alunos desistentes e reprovados devido a vários fatores (trabalho, conteúdo, inadaptação), sobretudo pelo fato de apresentarem dificuldades de aprendizagem na disciplina de física, sobretudo de química na 1ª série do ensino médio da EJA. Assim, surgiu o interesse de verificarmos por que esses alunos enfrentam dificuldades na disciplina de química que se tornou o foco de análise desse trabalho. Portanto, buscamos apoio teórico-metodológico nas contribuições da pedagogia freireana e teóricos afins que tratam da Educação e da formação do educador de Jovens e Adultos no Brasil (CUNHA, 1999; GADOTTI&ROMÃO, 2003; KUENZER, 1988; MOURA, 1999; SOARES, 2003), os quais norteiam a compreensão das propostas de conteúdo do ensino médio da EJA, e fundamentam o entendimento dos motivos que contribuem para que haja um elevado número de alunos da EJA desistentes na disciplina de química.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Zélia de Arruda Santiagopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRecursos Didáticospt_BR
dc.titleAlunos da EJA na disciplina de química: dificuldades e perspectivaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aluska Andrs Costa de Medeiros.pdfAluska Andrs Costa de Medeiros433.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.